Existem diversos tipos de telhas para casa que podemos usar na hora de construir ou reformar. Cada uma delas possuem características únicas, o que torna necessária uma avaliação minuciosa da melhor opção para o nosso lar.
Quer saber mais sobre esse assunto e assim acertar na escolha da sua telha? Confira este guia completo e tire todas as suas dúvidas!
Conheça os tipos de telhas para casa
Como mencionamos, há diversos tipos de telhas para casa que podemos encontrar no mercado de reforma e construção. Saber reconhecer a diferença entre cada uma delas é uma peça-chave para selecionar a alternativa que mais cumpra com as necessidades da sua casa. Caso contrário, você poderá se frustrar com o resultado, tendo muito retrabalho mais tarde.
Veja, a seguir, uma breve descrição das principais opções de telhas:
1. Telhas de barro ou cerâmica
Sem dúvidas, esse é o tipo de telha mais comum no Brasil. Possivelmente, inclusive, você já morou em uma casa que usa esse tipo de telha. Elas costumam ser mais econômicas, relativamente leves e ótimas para lares cuja decoração foca em um toque mais rústico. São ótimas no quesito durabilidade, podendo durar até décadas.
Leia mais: Casa Container – 10 modelos para você se inspirar!
2. Telhas de concreto
As telhas de concreto, por sua vez, tendem a ser mais pesadas do que as de barro, o que pode ser ruim em alguns tipos de estruturas residenciais. Um ponto positivo desse tipo de telha é que é possível encontrá-la em diferentes cores, o que facilita na hora de compor a decoração da fachada da casa. Além disso, essas telhas têm uma longa durabilidade, além de precisarem de pouca manutenção periódica.
3. Telhas de PVC
O PVC é um material um pouco mais leve, capaz de fornecer um conforto térmico bem interessante. São opções válidas para quem convive em locais onde há muita corrosão de materiais diversos, já que o PVC é resistente a isso. Outra vantagem está na sua facilidade de manutenção.
Veja também: Como instalar boia na Caixa de Água?
4. Telhas de vidro
Apesar de ser um dos tipos de telhas para casa, a verdade é que essa telha só pode ser usada em pontos específicos. Isso porque a sua função é levar mais luminosidade para o ambiente interno. Ou seja, não serve apenas para cobrir a casa, e também não é indicada para áreas muito grandes.
5. Telha de fibrocimento
Por fim, também temos as clássicas telhas de fibrocimento, que contêm cimento e fibras em sua composição, o que garante robustez e durabilidade. São ótimas para quem busca mais facilidade na hora da instalação, já que o encaixe é bastante simples e as telhas são relativamente leves.
Como escolher dentre os tipos de telhas para casa?
Agora que você já conheceu alguns tipos de telhas para casa, chegou o momento de selecionar a melhor alternativa para o seu lar. Para isso, algumas dicas podem te ajudar:
- Clima e localização: O clima pode impactar diretamente na escolha da telha. Afinal, se você mora em um local muito frio, pode precisar de uma opção com um isolamento térmico melhor.
- Design da casa: Como é a decoração da sua casa? Isso também faz diferença, tendo em vista que a telha irá compor a aparência. Portanto, escolher de acordo com a decoração é um dos caminhos para selecionar uma boa opção.
- Durabilidade e manutenção: Pesquise mais sobre a durabilidade e a manutenção de cada tipo de telha, para ter uma previsão mais clara de possíveis ajustes que precisarão serem feitos no futuro.
- Custo-benefício: Não observe apenas o preço que será pago no hoje, mas avalie a durabilidade do produto e o quanto você poderá economizar no longo prazo. Lembre-se, o barato pode sair caro. Por isso, avalie bem o custo-benefício.
Seguindo essas dicas, será mais fácil escolher dentre os tipos de telhas para casa. Lembrando, ainda, que um profissional também poderá ajudá-lo a selecionar a alternativa mais eficiente para o seu caso. Boa sorte nas suas compras e reformas!
Veja também: Tipos e Modelos de Porta Sanfonada – Como usar