Tipos de Madeiras para Telhados: Conheça opções!

Conhecer os tipos de madeiras para telhados é crucial para que a sua obra venha a ter o melhor resultado possível. Dessa maneira, torna-se viável fazer uma escolha mais assertiva, selecionando a madeira que realmente garantirá um acabamento incrível na sua casa ou empreendimento.

Mas, quais são os principais tipos no mercado? A seguir, destacamos detalhadamente algumas opções muito comuns. Continue lendo e saiba mais!

Depois, veja o nosso artigo sobre como montar um forno a lenha pré-moldado.

tipos de madeiras para telhados

Quais os tipos de madeiras para telhados?

Existem diversos tipos de madeiras para telhados que podemos avaliar na hora de fazer a nossa construção ou reforma. Algumas são mais caras, outras mais baratas. Outro ponto importante é que existem opções mais ou menos resistentes, que devem ser avaliadas de acordo com a sua região e possibilidade de haver pragas como cupins, por exemplo.

Acompanhe a lista a seguir e saiba mais detalhes sobre essas madeiras:

1. Pinho

O pinho é, sem dúvidas, uma das opções mais acessíveis quando pensamos nos tipos de madeiras para telhados. Isso porque ele é acessível, tendo um custo relativamente mais baixo. Porém, é válido ter em mente que se trata de uma madeira mais macia, o que pode fazer com que o ataque de insetos deteriore sua estrutura e provoque prejuízos com manutenções mais tarde.

2. Cedro

Certamente você também já deve ter ouvido falar no cedro, não é mesmo? Esse tipo de madeira é muito resistente contra a deterioração natural e também contra o ataque de insetos. Ela é mais leve, o que a torna uma excelente alternativa para montar telhados. Sua aparência é elegante, com a tonalidade levemente avermelhada, criando aspectos mais rústicos na decoração.

Veja também: Modelos de porcelanatos que imitam madeira – Preços e Marcas

3. Carvalho

O carvalho também é muito conhecido por ser uma madeira mais robusta e resistente. Possui uma alta durabilidade, o que fomenta um bom custo-benefício no longo prazo. Se porventura o seu telhado necessita suportar uma carga de peso significativa, o carvalho tende a ser uma boa opção.

4. Mogno

O mogno é muito conhecido por sua durabilidade, além de ser considerado um dos tipos de madeiras para telhados mais luxuosas. Essa exclusividade e elegância faz com que essa madeira acabe sendo um pouco mais cara do que outras opções que citamos anteriormente. Além disso, não é simples encontrar essa madeira para encontrar, já que ela pode ter restrições comerciais importantes.

5. Ipê

O ipê é uma opção de madeira resistente que tem a capacidade de suportar uma série de situações adversas, como chuva, frio, calor, etc. Além disso, sua estrutura é mais dura, o que faz com que insetos, como cupins, não consigam deteriorá-la. Esse tipo de madeira é considerado premium, sendo ideal para construções de alto padrão.

tipos de madeiras para telhados

6. Jatobá

Por fim, também temos a jatobá como uma opção resistente, sendo muito forte quando o assunto é não permitir que insetos destruam sua estrutura. Outro ponto positivo, é que a jatobá é capaz de suportar o tempo, sem se desgastar com facilidade. Trata-se de mais uma opção premium e, consequentemente, mais cara.

Portanto, é preciso avaliar esses fatores, como de preço, para escolher a melhor opção dentre os tipos de madeiras para telhados. Na dúvida, contate um profissional que possa te ajudar com a seleção.

Confira também este artigo: Tipos de telhas para Casa – Como escolher

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *