O Supletivo a Distância é uma forma acessível para as pessoas que não terminaram os estudos no período indicado, isto é, quem não concluiu o ensino fundamental e médio dentro do prazo.
Também conhecido como Ensino de Jovens e Adultos (EJA), o supletivo é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal com objetivo de inclusão social e oportunidade mais justa para os jovens e adultos que, por algum motivo, não concluíram o ensino regular.
Esse modelo de ensino funciona desde os anos 70, e hoje encontramos diversas instituições de ensino privadas e gratuitas que oferecem o supletivo a distância, ou seja, no sistema EAD e também no presencial.
Supletivo a Distância – Passo a passo para se inscrever
Se você procura concluir seus estudos, mas está sem tempo para estudar diariamente, o supletivo a distância é uma ótima oportunidade para obter seu diploma do ensino fundamental e médio.
O aluno não precisa ir até a instituição todos os dias para estudar, ele recebe os materiais e apostila, passando a estudar as matérias em casa.
Veja abaixo como se inscrever no supletivo a distância, considerando os requisitos mínimos, a escolha de uma boa instituição e como realizar sua inscrição como novo aluno.
Você deve atender os requisitos mínimos
Para iniciar os estudos no supletivo, você precisa atender alguns requisitos mínimos, pois não é qualquer pessoa que pode fazer a matrícula nessa modalidade de ensino.
O aluno que precisa concluir os estudos em nível fundamental, ou seja do 6ª a 9ª série devem ter no mínimo 15 anos completos.
Agora, se você quer terminar o ensino médio, que vai da 1ª a 3ª série, deve ter idade mínima de 18 anos.
Esses critérios são necessários para que os jovens em idade escolar regular, não migrem para o supletivo, cujo intuito é facilitar o acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram seus estudos no tempo estabelecido.
Além disso, o supletivo é uma alternativa para concluir o ensino básico e médio rapidamente, bem como, de forma online.
Pesquisar por uma instituição de ensino a distância
O segundo passo antes de se inscrever no supletivo a distância, será preciso pesquisar a Instituição para concluir os estudos, que pode oferecer seus serviços na modalidade online ou por correspondência.
Na modalidade online, o aluno tem acesso à plataforma de ensino à distância, com materiais e aulas totalmente virtuais. Já no modelo de ensino por correspondência, o aluno faz sua matrícula e recebe os materiais para estudar em casa.
Cabe ressaltar que nesses dois modelos o aluno terá que realizar uma prova, podendo ser bimestral ou mensal para avaliar o nível de aprendizagem.
Para receber o certificado de ensino, também é realizada uma prova presencial, conforme exigido pelo Ministério da Educação.
Faça a inscrição no supletivo a distância
Após escolher a instituição para o supletivo a distância, é hora de realizar sua inscrição como aluno na modalidade.
A maioria das instituições oferece formulário online para realizar o procedimento, onde o aluno só precisa preencher com seus dados e anexar documentos.
Como citamos acima, alguns supletivos são privados, por isso, é cobrado um valor de matrícula e mensalidade. No entanto, caso esteja procurando um supletivo a distância gratuito, pesquise nas plataformas públicas como SESI e SENAI.
Quanto tempo posso terminar o supletivo a distância?
Cada instituição tem autonomia para determinar quanto tempo para concluir o supletivo a distância, porém, é indispensável que o curso online tenha no mínimo 6 meses para conclusão de cada série.
Portanto, quanto mais o aluno se dedicar nas aulas mais rápido ele vai terminar o supletivo a distância.