Soda cáustica ou diabo verde são bastante usados para desentupir pias e canos, porém, muita gente acredita não ter diferença por causa da sua finalidade. Neste artigo você vai entender quais as principais diferenças entre esses produtos e demais informações relevantes.
Existem várias formas de desentupir pias e canos, algumas receitinhas são caseiras usando produtos simples que tem em casa.
No entanto, muitas pessoas preferem resolver o problema usando produtos químicos como é o caso da soda cáustica ou diabo verde.
Esses dois produtos podem até ser semelhantes na resolução do problema, porém, precisam ter cuidados na hora de manusear. Veja aqui como usar esses produtos químicos para desentupir vasos e pias, também conheça as diferenças entre esses produtos.
Soda cáustica ou diabo verde – Conheça as principais diferenças
Para você que usa produtos químicos para desentupir o vaso sanitário, pias e ralos de banheiro, saber a diferença entre a soda cáustica ou diabo verde é bem importante e isso ajuda na hora de tomar a decisão de comprar.
Soda cáustica
A soda cáustica ou hidróxido de sódio é um produto muito usado no ramo industrial, principalmente na fabricação de detergente, papel e tecidos.
É um produto químico altamente corrosivo e tóxico que quando mal manuseado pode resultar em acidentes domésticos como as queimaduras na pele.
Mesmo com uso frequente na indústria, a soda cáustica também é utilizada diariamente para limpeza e desentupimentos em geral de canos e pias.
No entanto, quando usada com muita frequência ou em excesso a soda cáustica pode causar danos à tubulação, ocasionando um problema bem maior do que apenas um cano entupido.
Diabo Verde
O diabo verde é um produto químico muito usado para desentupir cano de pia, apesar de sua composição ter soda cáustica esse é um dos produtos indicados para desobstruir sifão e canos em geral.
Assim como a soda cáustica, ao manusear o diabo verde será preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo, usar luvas e óculos de proteção para prevenir acidentes com o produto químico.
Como usar Diabo Verde para desentupir?
Segundo o fabricante, o diabo verde deve ser usado em sua forma pura despejado no cano que está obstruído. Deixe o produto agir por pelo menos seis horas antes de abrir a torneira ou dar a descarga.
Uma dica para potencializar a substância sem precisar aguardar 6 horas de efeito do produto é adicionar uma tampa de diabo verde com 3 litros de água fervendo. Despeje no cano ou ralo e veja o produto fazendo seu efeito.
O contato com o vapor do produto pode entrar nas redes respiratórias e ocasionar irritações, por isso, não se esqueça de tomar os devidos cuidados ao manusear o produto, utilize luvas, óculos e também máscaras de proteção para não inalar o vapor do produto.
Qual a melhor?
Será a soda cáustica ou diabo verde o melhor produto para desentupir pias e ralos? A resposta para essa pergunta depende muito das circunstâncias da situação para resolver o problema.
Primeiro, você precisa saber que produtos corrosivos como esses podem danificar canos e ralos, resultando em problemas maiores como um cano rachado e ressequido.
A soda cáustica pode até ser mais barata que o diabo verde, porém, apresenta riscos se não for corretamente manuseada. Portanto, sempre que usar o produto dilua em água antes de despejar no local.
Agora, se você prefere um produto mais prático e pronto para usar, o diabo verde é a sua melhor opção, basta despejar no local e aguardar o desentupimento por completo.
Jamais deixe a soda cáustica ou diabo verde no alcance de crianças, ou animais domésticos e sempre que for usar esses produtos químicos use luvas, óculos e máscaras de proteção para evitar acidentes.