Será que as portas de PVC valem a pena realmente? Quais são os benefícios e malefícios desse tipo de material? Neste texto, reunimos uma série de informações que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão para a escolha da porta da sua casa. Acompanhe e saiba mais!
Depois, dê uma olhada em nosso conteúdo sobre como pintar janela de alumínio.
Portas de PVC valem a pena? Conheça os benefícios e malefícios!
Separamos, em forma de lista, os benefícios e malefícios para que você possa conhecer e, assim, refletir até que ponto essa opção de porta pode ser a ideal para a sua casa:
Benefícios das portas de PVC
Vamos começar pelos benefícios das portas de PVC. Dessa maneira, você já poderá ponderar até que ponto essas vantagens são realmente interessantes na sua casa:
- Durabilidade: Uma porta de PVC tende a ser um pouco mais durável que os modelos de portas simples e que não são de madeira maciça. Afinal, o plástico consegue resistir, por exemplo, à umidade, sem ficar “inchado”, como acontece com portas de madeira.
- Fácil higienização: Um paninho úmido, às vezes com um pouco de sabão neutro, já é o suficiente para deixar a porta limpinha e livre de impurezas. Isso ajuda a poupar tempo no dia a dia, especialmente no momento das faxinas.
- Isolamento térmico e acústico: O isolamento térmico e acústico, dependendo do modelo de porta, também pode ser facilmente alcançado. O plástico impede que os ruídos e o frio/calor passe por ele, por ser mais rígido.
- Resistência a pragas, como cupins: Você não vai precisar se preocupar com cupins nas suas portas de PVC, tendo em vista que essas pragas não se interessam por plásticos.
- Opções de design: Você pode encontrar uma grande variedade de cores, formatos e texturas de portas de PVC no mercado de decoração. Assim, fica mais fácil selecionar a opção mais adequada para o seu perfil.
Vendo os benefícios, parece uma excelente alternativa, concorda? Mas não pare por aqui! Conheça, a seguir, os possíveis malefícios desse material.
Veja também este artigo: Dicas para Tapar Buracos na Parede: Veja Opções Legais!
Malefícios das portas de PVC
As portas de PVC, apesar de serem práticas e interessantes, podem provocar uma série de malefícios. Dá só uma olhada:
- Sensibilidade a altas temperaturas: Infelizmente, se você vive em um local muito quente pode se incomodar com o fato de esse tipo de porta não resistir muito calor. Ela pode começar a apresentar deformidades por conta das altas temperaturas.
- Pode desbotar com o sol: Além de entortar com o calor, se essa quentura for proveniente do contato da porta com o sol, é possível que ela acabe desbotando com facilidade, perdendo a sua cor e ficando com uma tonalidade toda manchada.
- Baixa resistência a impactos: Se você esbarrar na sua porta com uma cadeira de madeira, por exemplo, poderá causar sérios estragos nela. Portanto, não é uma opção para os lares dos mais “desastrados”, concorda?
- Fabricação não sustentável: Durante a fabricação de uma porta de PVC, uma série de substâncias tóxicas acabam sendo liberadas no meio ambiente, tornando essa opção nada sustentável.
Coloque tudo na balança e tome a sua decisão!
Agora que você já conhece os benefícios e malefícios das portas de PVC, chegou a hora de tomar a sua decisão. Reflita sobre cada ponto que descrevemos nos tópicos anteriores e avalie qual a alternativa mais interessante: ter ou não ter portas desse material em casa. A escolha é sua!
Fique agora com este nosso conteúdo: Tinta para Grade de Ferro – Conheça as melhores opções