Drex: Conheça como funciona a nova moeda digital

O Drex é a nova moeda digital do Brasil, anunciada pelo Banco Central em agosto de 2023 e que promete revolucionar o sistema de transferências e uso do dinheiro pelas pessoas no dia a dia.

E neste artigo, você entende mais sobre a moeda e suas características. Por isso, continue lendo!

Drex

O que é Drex?

O Drex é uma moeda digital e que terá o mesmo peso do Real Brasileiro. Ou seja, é o Real Digital.

O seu significado é amplo e cada letra significa uma coisa:

  • D: Significa “digital”;
  • R: Significa “Real”;
  • E: Representa “eletrônico”;
  • X: Representa modernidade, e a letra final da palavra PIX.

Embora a moeda já tenha sido anunciada pelo Banco Central, ela ainda não está disponível para os brasileiros utilizarem. O Banco Central estima o seu lançamento até o fim de 2024.

A moeda será, basicamente, uma espécie de “extensão” do Real Brasileiro. Ou seja, o Real Brasileiro continuará a existir, mas também em um formato digital. É uma nova moeda, e não uma modalidade de transações (como é o caso do PIX, por exemplo).

Assim como outras moedas digitais, como o próprio Bitcoin, o Drex será gerido por blockchain, com a diferença de que o Drex será o dinheiro brasileiro, e não apenas um ativo, como acontece com as outras moedas.

Ele vai seguir as mesmas políticas monetárias do dinheiro físico. Ou seja, na prática, não mudará nada, a não ser a possibilidade de fazer pagamentos com uma modalidade de moeda diferente, mas que terá o mesmo peso da que já existe no país.

Drex

Drex é como PIX?

Não. O Drex não é como o PIX. Especialmente porque o PIX é uma modalidade de transferências, enquanto o Drex é a moeda em si.

Ou seja, o PIX é uma função lançada pelo Banco Central com o objetivo de facilitar transferências bancárias entre contas digitais. Com o cadastro de vários modelos de chaves PIX, é possível transferir dinheiro sem que haja a necessidade de digitar o número da conta.

Já o Drex é como se fosse o próprio Real Brasileiro, só que em um formato digital.

Assim como o PIX, o BC também vai garantir a segurança cibernética para que as pessoas possam utilizar a moeda digital sem grandes riscos. Riscos, esses, que estão atrelados apenas aos comportamentos humanos. Ou seja, assim como os riscos com qualquer outra moeda.

Além disso, outra diferença do PIX para o Drex é que o PIX é gratuito, pois é apenas uma transferência. Já o Drex terá custos operacionais que, provavelmente, o público terá que arcar. Mas tudo isso ainda não foi definido e terá que ser estudado pelas instituições.

Onde o Drex poderá ser usado?

O Drex poderá ser usado de muitas formas diferentes, assim como o Real Brasileiro. Afinal, trata-se da mesma moeda, só que em uma versão digital e mantida em blockchain, como acontece com o Bitcoin, por exemplo.

Fique atento para mais informações sobre o Drex, a nova moeda digital do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *