Para dividir um quarto em 2 ambientes você pode apostar em uma série de possibilidades diferentes de decoração e disposição dos móveis. Assim, é possível criar um ambiente mais aconchegante e confortável para os seus filhos.
Afinal, a gente sabe que não é a coisa mais simples convencer as crianças de compartilharem um mesmo ambiente, não é mesmo? Por isso, é fundamental que seja criado um espaço bonito, organizado e bem dividido para que tudo dê certo no fim.
A seguir, portanto, damos diversas dicas que podem ser úteis. Confira!
Para ler mais tarde: Piso Vinílico – Modelos, Preços e Marcas.
Como dividir um quarto em 2 ambientes? Veja algumas dicas
Como mencionamos, existem muitas formas de dividir um quarto em 2 ambientes. Algumas são mais simples e até mesmo econômicas, como é o caso do uso de tapetes. Em outras circunstâncias, os móveis sob medida podem entrar como uma boa opção, porém, costumam ser mais caros.
De todo modo, separamos algumas ideias que podem ser úteis tanto para quem deseja investir mais, quanto para quem quer economizar neste processo. Veja:
1. Divisão com tapete e móveis sob medida
Os móveis sob medida são uma verdadeira mão na roda quando o assunto é dividir um quarto em 2 ambientes. Na imagem abaixo, por exemplo, é possível perceber que houve uma divisão com prateleiras sob medida, além de que as próprias camas têm um acabamento feito especialmente para este quarto.
Desse modo é possível deixar claro em qual parte do quarto cada um poderá armazenar os seus brinquedos, materiais escolares, etc. Além disso, ninguém poderá culpar um ao outro pela bagunça própria, não é mesmo?
A mesinha entre as camas torna tudo ainda mais charmoso e interessante. Lembre-se, ainda, de usar um bom simulador de papel de parede para escolher a melhor decoração possível. Confira a ideia:
2. Divisão estilo beliche
Se o quarto possui uma altura interessante até o forro, talvez seja possível usar uma beliche diferenciada, como a que está em destaque na imagem abaixo. Assim, além de dividir um quarto em 2 ambientes, você ainda constrói um ambiente super divertido, como é o caso do escorregador.
Porém, ao mesmo tempo é preciso estar atento às idades das crianças. Afinal, crianças muito pequenas podem se machucar em um escorregador mais alto. Por isso, o ideal é verificar uma possibilidade de beliche que seja segura para os pequenos. Veja a ideia:
3. Duas camas estilo casinhas
As camas estilo casinhas também são ótimas para dividir um quarto em 2 ambientes. Assim, novamente se torna possível transformar o quarto em praticamente “dois mundos” diferentes.
Para aumentar a qualidade da privacidade, as casinhas podem ter “paredes” de tecido, o que aumenta o conforto e o aconchego de cada criança. Se você almeja aumentar a sensação de pertencimento de cada um dos pequenos, experimente escrever o nome na porta da casinha: ficará impecável!
Além disso, lembre-se de manter um espaço livre para ambos os filhos brincarem ao longo do dia.
4. Parede pintada diferente
Essa é uma das formas mais clássicas, rápidas, simples e baratas de dividir um quarto em 2 ambientes. Afinal, basta usar a criatividade na hora de escolher as cores e mergulhar em possibilidades como desenhos geométricos nas paredes, por exemplo. Inclusive, as texturas na parede também são bem-vindas.
Você pode fazer divisões do mesmo tamanho ou diferentes, de acordo com as necessidades de cada criança. Se a divisão tem o intuito de apenas separar o momento do soninho do de estudos, pode também usar essa estratégia, viabilizando um acabamento incrível para o quarto. Veja o exemplo:
5. Cama tipo mezanino
A cama com mezanino pode até ser parecida com a beliche, mas ela tem as suas especificidades. Uma delas é o tamanho: ela pode ser maior e com um espaço em volta, que permite mais privacidade e conforto para as crianças.
Novamente, é imprescindível que você leve em conta a idade das crianças. Caso contrário, o pequeno poderá cair do mezanino e se machucar, e isso poderia ser muito perigoso.
Da mesma forma, jamais negligencie a necessidade de apostar no cercadinho. Pois por mais que a criança seja grande e tenha noção de perigo, ela ainda pode ser sonâmbula ou simplesmente se distrair em um momento de diversão.
Veja a ideia que trouxemos:
6. Dividir um quarto em 2 ambientes com cortinas
As cortinas, especialmente as de blecaute, também podem ser uma forte aliada na hora de dividir um quarto em 2 ambientes. Isso porque você pode fazer com que elas combinem com a decoração e cores usadas no quarto, ao mesmo tempo em que dividem tudo de uma forma prática.
Se quiser um espaço maior, basta abri-las. Se quiser privacidade, basta fechá-las. E assim por diante. Trata-se de uma ideia bastante econômica, que pode gerar um resultado incrível para o quarto dos seus filhos. Veja uma possibilidade bem interessante:
7. Divisão feita com prateleiras
As prateleiras, sejam elas sob medida ou não, costumam dar um tom de organização e beleza aos quartos. Isso porque é possível usá-las de diversas formas: decorando, organizando materiais e, inclusive, dividindo o ambiente do quarto em 2.
Sendo assim, você pode apostar no uso dessa possibilidade para criar uma atmosfera mais dividida no quarto dos seus filhos, ao mesmo tempo em que garante a sensação de amplitude. Veja uma referência:
+ Leia mais: Textura Parede – Veja como Simular
8. Divisão com parede vazada
As paredes vazadas também são super bonitas e criam um charme a mais para o ambiente de trabalho – ao mesmo tempo em que não quebram com a iluminação. Sendo assim, tornam-se uma das melhores opções de dividir um quarto em 2 ambientes.
Vale ressaltar, ainda, que esse tipo de parede pode facilmente ser feita com materiais reciclados que possivelmente você tem em casa, como canos de PVC, bambu, entre outros. Aqui, novamente é interessante deixar a criatividade fluir e assim apostar em um acabamento lindo. Veja um modelo:
9. Ambiente de casinha para dividir um quarto em 2 ambientes
Um espaço um pouco mais fechado, simulando uma casinha, também é capaz de dividir um quarto em 2 ambientes. Pode ser que dentro da casinha haja uma cama, no caso de quartos com duas crianças, ou um mini escritório/escrivaninha, caso a criança necessite da divisão, mas não compartilhe o quarto com ninguém.
Esse tipo de ambiente se transforma em um verdadeiro porto seguro para a criança, como se fosse um esconderijo. Para o seu desenvolvimento emocional, pode significar um refúgio, que traz paz nos momentos em que as emoções parecem bagunçadas. Veja um modelo lindo:
Viu só como existem muitas alternativas para dividir um quarto em 2 ambientes? Temos certeza de que todas essas opções servirão de inspiração para você! Agora é só colocar a mão na massa e aproveitar para criar um espaço muito mais bonito, aconchegante e confortável para os seus pequenos. Boa produção!