Veja aqui como fazer conserto de persianas de um jeito prático sem precisar contratar um profissional para realizar essa tarefa.
As persianas ao longo do tempo de uso podem danificar, seja pelo mau uso ou por acúmulo de sujeiras. Também podem ocorrer situações em que a cortina fica presa ou solta algum mecanismo, podendo ser resolvido em alguns minutos.
Para as persianas de plástico, as causas de estragos estão relacionadas ao uso, causado por puxões que danificam a peça.
Se você quer fazer o conserto de cortinas persianas de um jeito fácil, não deixe de continuar a leitura aqui neste artigo.
Depois, veja também 10 dicas para remover ferrugem.
Conserto de Persianas – Siga o passo a passo
O conserto de Persianas em casa permite que você economize dinheiro com a contratação de serviço, porém, esses casos são indicados para soluções mais fáceis como remover a sujeira do objeto e desentortar persiana estragada por um puxão.
Siga o passo a passo prático de como fazer o conserto de Persianas de plásticos sem precisar contratar um profissional.
Abra a persiana para conserto
Primeiro de tudo, será preciso abrir a persiana ou painel decorativo com auxílio de chaves de fenda, ou fazer uma alavanca com cuidado, caso a persiana esteja apenas encaixada.
No caso do uso da chave de fenda, procure uma ferramenta mais fina para não danificar o material.
Retire o painel da persiana
Antes de retirar o painel da persiana, certifique que o material esteja em uma posição que você consiga montar novamente.
Coloque sobre uma mesa ou local com bom espaço para trabalhar. Uma dica é proteger as mãos com uma luva, pois as ripas laminadas da persiana podem cortar.
Desencaixe os cabos da fita de fixação
A primeira parte do conserto de Persianas é desencaixar os cabos da fita de fixação, isso ajuda na hora de remover a lâmina danificada. É nessa etapa que você irá perceber, qual vareta está danificada, estando estragadas aquelas presas ao tirante do rolo.
Alguns modelos possuem uma tampa protetora que precisa ser removida em ambas as extremidades. Essas tampas estão localizadas nas partes superiores e inferiores nos trilhos da persiana.
Substitua a lâmina da persiana
No caso de conserto de Persianas de uma lâmina estragada, saiba que a melhor forma de resolver o problema é substituindo a lâmina da persiana por uma nova.
Na primeira vareta, coloque cabos da fita conforme o formato da persiana, inclusive, feito com a persiana quebrada.
Mantenha a fita afrouxada
Nesta etapa, será preciso manter a fita afrouxada, podendo utilizar uma chave de fenda mais grossa para este trabalho.
Na ranhura da parede, localize o local exato para bloquear a mola e fazer com que a fita se fixe. Essa etapa ajudará na hora de puxar a fita da persiana.
Faça o giro do rolo de fita
Essa é a hora de fazer o giro do rolo usando as mãos e começar a enrolar a fita que fôra afrouxada. Portanto, gire da maneira correta para não ter que repetir esse processo novamente.
Aparafuse os cabos de fixação
Com o rolo de fita enrolado, essa é a etapa para aparafusar os cabos de fixação ao rolo. Do mesmo modo que foi feito o desencaixe dos cabos, coloque-os novamente no mesmo lugar após a troca da lâmina danificada.
Leia também: Cera para porcelanato – Como usar? Qual escolher?
Teste o mecanismo da persiana
Com as partes parafusadas e peças no local exato, faça o teste do mecanismo da persiana para ver se tudo funciona perfeitamente.
Se notar que uma das lâminas está deslocada, a dica é dar umas batidinhas com a mão ou martelo de leve para colocar no lugar.
Para finalizar coloque a persiana consertada no local, junto ao painel decorativo para que possa ser utilizada como de costume.
Mantenha sempre o cuidado ao utilizar este tipo de cortina, faça a limpeza com produtos adequados e faça pequenos consertos de persianas como este quando necessário.