Saber como tapar buracos em pisos e azulejos parece algo muito difícil de fazer, não é mesmo? Mas a verdade é que com os produtos certos é possível tampar os buracos e deixar a aparência do piso mais discreta, sem aquele “defeito” tão grande causado pelo furo.
Para ajudá-lo nessa missão, preparamos este guia com uma série de considerações sobre esse assunto. Não deixe de conferir todas as nossas dicas!
Inclusive, caso você precise de outras dicas relacionadas a esse assunto, considere ler o nosso artigo sobre como tapar buracos na parede.
Como tapar buracos em pisos e azulejos? Veja quais materiais usar e como fazer!
Existem diversos materiais diferentes que nós podemos usar na hora de tapar buracos em pisos e azulejos. Fizemos uma listinha para que você conheça os principais e também já entenda como funciona a aplicação de cada um deles. Dê só uma olhadinha:
1. Massa para rejunte
Se você mesmo colou o piso da sua casa, possivelmente tem um pouquinho de massa para rejunte guardado em algum lugar, não é mesmo? A boa notícia é que você pode preparar essa massa e aplicar no furo que tem no azulejo, usando uma espátula simples. Apenas fique atento a um ponto: é importante que a massa tenha uma cor parecida com a do piso, caso contrário, o defeito ficará muito evidente. Exceto se a sua ideia seja pintar o piso depois.
2. Argamassa
Assim como a massa para rejunte pode ajudar na hora de tapar buracos em pisos e azulejos, a argamassa também tem esse poder. Para isso, basta preparar uma massa que seja um pouquinho mais “mole”, não tão consistente, a ponto de conseguir preencher os furos com ela. Novamente, é importante escolher uma cor parecida com o piso para não criar um aspecto ruim no acabamento, ok?
Veja também: Tinta para Grade de Ferro – Conheça as melhores opções
3. Cimento
Pode parecer uma dica um tanto quanto ousada, a gente sabe, mas você sabia que usar um pouquinho de cimento também pode ajudar na hora de tapar buracos em pisos e azulejos? É claro que você só vai precisar fazer uma quantidade bem pequena de cimento e, de preferência, um pouquinho mais “mole”, ou seja, não tão consistente, para que seja possível preencher o furo com ele.
Fique atento ao tempo de secagem antes de molhar o piso ou de passar algum tipo de tinta por cima, combinado? Assim as chances de sucesso serão maiores.
4. Silicone e/ou cola quente
Se você quer tapar buracos de uma forma “emergencial”, podemos assim dizer, é interessante usar um pouquinho de silicone, ou até mesmo cola quente para isso. Afinal, ambos os materiais transparentes podem ajudar a preencher o espaço, criando um aspecto visual mais interessante para o piso. No entanto, lembre-se de que esse tipo de solução deve ser encarada como algo temporário, pois as chances de “cair” o preenchimento, com o passar do tempo, são grandes, ok?
Esperamos que essas dicas de como tapar buracos em pisos e azulejos possam ajudar você. Lembrando que a escolha da cor do material de preenchimento ou a decisão de pintar o piso é muito importante para que o acabamento venha a ser o melhor possível.
Fique agora com o nosso conteúdo sobre tinta para porta de madeira.