Aprender a como regularizar CPF é muito importante para garantir que o seu cadastro de pessoa física esteja sempre em dia com a Receita Federal. Afinal, quando há alguma irregularidade, você pode acabar enfrentando uma série de problemas que atrapalham o seu dia a dia no trabalho, estudos, etc.
Pensando nisso, preparamos este guia com diversas orientações e com um passo a passo completo de como você pode fazer essa regularização. Acompanhe e saiba mais!
Passo a passo para regularizar CPF
Quando você descobre que o seu CPF está com alguma irregularidade, é muito importante tomar medidas para resolver o problema o mais rápido possível. Isso porque esse documento é único, e impossível de ser refeito, sem contar que é utilizado em diversas áreas de nossas vidas, como trabalho, estudos, compras e vendas, etc. Por isso, mantê-lo regular é fundamental.
Para isso, você pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou mesmo do Correios para poder regularizar a situação o quanto antes. Além disso, também é possível seguir um passo a passo simples pela internet, que visa facilitar nesses casos. Veja só como funciona:
- Primeiro, você precisa acessar o site voltado para esse tipo de regularização, clicando neste link;
- Em seguida, é necessário preencher os dados pessoais e o seu endereço de acordo com as solicitações que são feitas dentro da plataforma;
- Feito isso, você deverá enviar o formulário, que será encaminhado para a Receita Federal;
- Lembre-se de anotar o número do protocolo e aguardar o prazo de finalização da regularização.
É importante destacar que esse passo a passo para regularizar CPF é indicado em casos nos quais a pessoa se depara com a informação de que o seu CPF foi suspenso. Em contrapartida, se na sua situação o CPF estiver em situação de “pendente de regularização”, significa que você só precisa enviar alguma declaração do Imposto de Renda, dos últimos 5 anos, que não foi enviada na data adequada.
Isto é, você não precisará preencher o formulário acima, mas apenas seguir os trâmites relacionados à declaração, a fim de ficar em dia com a Receita Federal.
O que acontece se não regularizar CPF?
Apesar de ser relativamente simples regularizar CPF, algumas pessoas acabam se esquecendo do quanto isso é importante. Isto é, não é porque o processo para regularizar é relativamente simples que podemos, simplesmente, deixar o tempo passar.
Afinal, com o passar do tempo, essa irregularidade pode trazer problemas em contas bancárias, em compras que você deseja fazer e outros trâmites que exigem CPF, como a matrícula em uma universidade, a solicitação de um financiamento, e assim por diante.
Por isso, é muito importante manter o CPF sempre regular, a fim de tê-lo sempre ativo e pronto para ser usado em momentos imprescindíveis.
Portanto, não espere o tempo passar. Se você percebeu que há alguma irregularidade no seu CPF, procure uma agência para regularizar a situação, ou siga o passo a passo que mencionamos no tópico anterior. Assim você evita muita dor de cabeça lá na frente.