Cerca Viva – Que plantas e Como fazer?

Se você curte a ideia de ter uma cerca viva em casa, saiba que muitas são as possibilidades. Afinal, muitas plantas podem ficar nesse formato de “muro” com uma simples poda estratégica. E, claro: dar tempo ao tempo, já que conforme o tempo passa, mais robusta e adaptada a cerca viva fica ao seu ambiente.

Neste artigo, conheça algumas plantas bem legais para fazer cerca viva em casa; e como fazer, com dicas práticas para aplicar ainda hoje (se você já começou a mexer no seu projeto).

Continue lendo.

Veja também como fazer Jardim Vertical.

Quais plantas usar para fazer cerca viva?

Fazer uma cerca viva é também um projeto de criatividade e um pouco de entendimento sobre o formato das plantas. Afinal, você pode fazer cerca viva até mesmo com plantas em vaso, já que um posicionamento estratégico, de cima pra baixo (com plantas pendentes) pode gerar o mesmo resultado de fechar um muro.

No entanto, claro, há aquelas espécies mais indicadas para fazer cerca viva, que geram mais conforto e privacidade e também deixam o ambiente elegante, dependo do estilo de poda.

A seguir, conheça 4 espécies de plantas para que a sua cerca viva fique elegante e bonita:

Buxinho

buxinho

Com nome engraçado, esse tipo de planta para fazer cerca viva é um dos mais populares de todos. Ele tem esse nome porque o seu formato parece, de fato, uma barriga redonda: um buxinho!

Essa cerca viva é muito legal porque ela pode ser podada de várias formas, de acordo com o tipo de muro que você quer fazer. Mas, claro, o modelo arredondado é um dos mais elegantes (mas vai exigir um pouco de habilidade para podar dessa forma).

Veja também ideias de Piscinas de Fibra.

Podocarpo

podocarpo

A Podocarpo é uma planta de cerca viva que garante um pouco menos de agressividade para o muro (já que as raízes não são tão agressivas) e é uma planta que pode chegar até 8 metros de altura! Ou seja, é ideal para cobrir uma área bem alta na piscina ou mesmo na frente de casa, já que algumas cidades têm Leis que proíbem a construção de muros altos.

Tuias

tuias

Se na sua cidade faz frio, as Tuias também podem ser uma boa opção de planta para fazer cerca viva. Afinal, elas curem um climinha mais frio. Além disso, ela é ideal para ambientes que precisam de privacidade, como uma área de piscina, por exemplo. Mas ao mesmo tempo, é também um tipo de planta ideal para quem não quer esperar anos até que a cerca viva se forme: ela cresce bem rápido!

Murta

murta

E ainda, você pode testar a Murta como uma boa opção de planta pra fazer cerca viva. A Murta, além de bonita, produz flores e as folhas têm um perfume que você pode sentir durante o dia. Nada como um jardim perfumado, não é mesmo?

Dicas para fazer e cultivar a sua cerca viva em casa

Não tem segredo: fazer uma cerca viva é questão de tempo, disciplina e muita paciência. Afinal, algumas crescem devagar, mas que faz o tempo valer a pena.

Para cuidar bem da sua cerca viva, considere:

  • Poda e manutenção constante, tirando galhos mortos e doentes.
  • Irrigação de acordo com o tipo de planta (se precisar, pergunte em uma floricultura sobre isso).
  • Adubação e fertilização adequada.
  • Limpeza do canteiro e análise de potenciais pragas (sim, cerca viva também é uma cultura que precisa desse tipo de cuidado).
  • Encoraje o crescimento na direção certa com podas estratégicas ou o posicionamento dos galhos.

Cuide da sua cerca viva e compartilhe essas dicas com os amigos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *