Cera para porcelanato – Como usar? Qual escolher?

A cera para porcelanato é bastante usada para dar brilho e durabilidade para pisos, mas saiba que ela não é indicada para usar os pisos de porcelanato polido, visto que o material já possui uma superfície brilhante.

Diferente dos detergentes para porcelanato, a cera cria uma camada protetora para o piso porcelanato, além de proporcionar brilho e beleza para seu revestimento.

Sua fixação em pisos de porcelanato acetinado, esmaltado e rústico fazem da cera um produto ideal para fazer limpezas em casa.

Depois veja como como usar produto para tirar cera protetora do porcelanato.

Cera para porcelanato – Veja aqui como usar o produto 

Cera para porcelanato
Pessoa encerando o chão de porcelanato. Foto: Freepik

Com uma formulação especial, a cera foi desenvolvida para dar brilho, conservação da superfície e limpeza do revestimento. É um produto de limpeza bastante usado para remover manchas, marcas de salto alto e desgastes do tempo.

Mas saiba que para usar a cera é preciso se atentar a um detalhe, ela não pode ser usada em porcelanato polido, pois o revestimento  já possui uma camada protetora e brilho natural desde a produção.

Portanto, para você que deseja deixar o porcelanato com mais brilho, resistente e limpo, veja o passo a passo para aplicar a cera.

Escolha uma cera para porcelanato de qualidade 

A primeira etapa de limpeza utilizando a cera é a escolha do produto, que precisa ser a base de água para melhor diluição do produto.

As marcas mais conhecidas são as mais indicadas, principalmente porque existe todo um processo de pesquisa e investimento em tecnologia adequada para o desenvolvimento do produto.

Limpe o piso para receber a cera

A segunda etapa para usar a cera é limpar o pisco para receber a nova camada de cera. Para isso, utilize detergentes alcalinos para remover toda a sujeira e possivelmente ceras velhas impregnadas.

Faça a limpeza como de costume utilizando produtos adequados conforme o tipo de piso porcelanato. 

Leia as instruções do fabricante no rótulo 

Cera para porcelanato
Sala de estar com piso de porcelanato. Foto: Freepik

Uma dica para prevenir estragos e possíveis acidentes com a cera para porcelanato, é ler as instruções do fabricante no rótulo do produto.

Como existem variadas marcas de ceras para porcelanato, alguns produtos podem exigir cuidados especiais que antecedem a aplicação no piso, como por exemplo, diluir o conteúdo em uma quantidade de água antes de aplicar no chão.

Veja também: Como organizar a casa: 10 Dicas que você precisa seguir

Utilize um aplicador específico

Para aplicar o produto no piso porcelanato, utilize um aplicador de cera específico para esta função.

Um exemplo, são aqueles aplicadores com esponja amarela que não agridem ou riscam os pisos de porcelanato.

Portanto, aplique a quantidade de cera indicada pelo fabricante, faça movimentos suaves em todo o piso e deixe o produto secar através da circulação de ar ambiente.

Dicas ao aplicar da melhor forma

Saiba que a aplicação da cera deve anteceder alguns cuidados como por exemplo, não aplicar a cera em pisos externos. A cera em pisos de porcelanato externo podem amarelar em contato com o produto.

Faça a aplicação do produto em dias mais quentes e com vento, bloqueando o acesso de pessoas e animais até três horas após a aplicação.

Busque arrastar os móveis depois de 72 horas, podendo colocar pedaços de feltro e protetores nos pés das cadeiras, poltronas e mesas.

Qual a melhor cera para porcelanato?

Cera para porcelanato
Chão bonito e brilhante. Foto: Freepik

Existem variações do produto que fica bem difícil escolher qual a melhor cera. 

Mas uma das marcas de ceras para porcelanato mais famosas é a da Pisoclean,  a Cera especial LP, uma cera líquida revitalizadora, com brilho acentuado e proteção para esse tipo de superfície. Não pode ser usada em piso polido.

Essa cera especial para porcelanato pode ser comprada em lojas de departamentos como Magazine Luiza, Amazon e em lojas especializadas em porcelanato. Talvez você encontre também em lojas de construção e decoração.

Fique agora com as nossas dicas de como evitar insetos no quarto: 12 ideias de como espantar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *