Hoje em dia, é muito simples regularizar Título de Eleitor, um documento tão importante para uma série de questões – que vão além da votação a cada dois anos.
Porém, algumas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona esse processo de regularização. Por conta disso, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Não deixe de conferir e tirar as suas dúvidas!
Como regularizar Título de Eleitor
O passo a passo de como regularizar Título de Eleitor é super prático e em poucas etapas você já poderá deixar as coisas em ordem novamente. A seguir, descrevemos os processos que devem ser seguidos:
- Primeiramente, você deve acessar o portal do TSE, clicando neste link aqui;
- No site do Tribunal Superior Eleitoral, procure pela coluna que está descrita como “Autoatendimento do Eleitor”;
- Nessa coluna, você deverá clicar no menu destacado como “Título de Eleitor”;
- Em seguida, você deverá clicar sobre a opção “Como regularizar seu título”;
- Nessa página, você poderá consultar a sua situação eleitoral, inserindo no sistema os dados que são solicitados, como é o caso do nome completo, número do seu título ou até mesmo o número do CPF – o que for mais fácil no momento;
- Por conseguinte, você terá que preencher o formulário chamado “Título Net”, dentro do site, para que seja possível regularizar as suas pendências;
- Faça o pagamento das taxas e multas que podem ser geradas neste momento e pronto!
Lembre-se de que dependendo do motivo pelo qual o seu Título de Eleitor não está regularizado, pode ser que você tenha taxas maiores ou menores para pagar. Tudo depende de cada caso.
Portanto, esteja ciente disso e fique atento ao pagamento que deve ser feito. Lembrando também que é fundamental regularizar Título de Eleitor, por uma série de motivos, que veremos a seguir.
O que acontece se não regularizarmos a situação?
Deixar de fazer a regularização do título pode causar uma série de consequências que atrapalham o dia a dia do cidadão. Por exemplo:
- Você não poderá exercer o seu voto durante as eleições, o que pode ser ruim para a sua própria cidadania;
- Pode não ter a chance de trabalhar em cargos públicos, pois eles exigem que os colaboradores estejam com o título regularizado;
- A falta desse documento regular pode atrapalhar na hora de fazer outros, como o passaporte, impedindo que você faça as suas viagens sem problemas;
- Instituições de ensino também podem se negar receber estudantes que estejam com o título de eleitor não atualizado.
- Estabelecimentos de crédito que são mantidos pelo Governo também podem barrar possíveis créditos e financiamentos para quem não tem o título regularizado.
Por isso, é fundamental regularizar Título de Eleitor seguindo o passo a passo que apresentamos acima, garantindo que você não tenha nenhuma dessas punições.
Afinal, além dessas consequências que citamos acima, você também pode ainda arcar com os custos de multas e taxas de atraso, que podem tornar o problema ainda maior. Por conta desses fatores, procure sempre manter tudo em dia. Em caso de dúvidas, procure o setor da Justiça Eleitoral da sua cidade.