O cartão do idoso é um importante documento que pode auxiliar as pessoas mais idosas na hora de comprovar o seu direito a certos benefícios, como descontos em eventos, por exemplo. Trata-se de uma carteira nacional, que pode ser facilmente solicitada, como veremos neste conteúdo. Se você quer aprender a como fazer o seu cartão e garantir os seus direitos, acompanhe este texto até o fim e tire todas as suas dúvidas.
Como emitir o cartão do idoso?
Para emitir o cartão do idoso não tem muito segredo e é um processo relativamente simples. Em poucos passos você já poderá finalizar a sua solicitação. Veja o passo a passo:
- Acesse o site para emissão da sua carteira do idoso, neste link: https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Lembrando que você também pode ir até o CRAS mais próximo da sua casa para fazer a mesma solicitação;
- No caso do site, você deverá clicar sobre a opção “emitir carteira”;
- Em seguida, entre com a sua conta Gov.br. Se você ainda não tem, terá que criá-la nesse momento. Mas não se preocupe! A criação da conta costuma ser super simples e rápida;
- Depois de criar a conta e fazer o seu login propriamente dito, é hora de seguir os passos para a emissão do cartão, preenchendo os campos com os dados solicitados;
- Depois é só finalizar o processo e aguardar o seu cartão.
Lembrando que é preciso validar o seu cartão assim que o tiver. Para isso, você deve acessar o mesmo site que mostramos acima, só que ao invés de clicar em “emitir carteira”, você deverá clicar na outra opção da página, que aparece como “validar carteira”. Desse modo, você terá a sua carteira verdadeiramente validada e poderá usufruir dos benefícios que ela proporciona a você, idoso.
Lembre-se de que será necessário apresentar informações de renda para conseguir ter acesso aos benefícios do cartão do idoso. Isso porque são usados esses dados na hora de conceder vantagens para as pessoas idosas.
Mais informações sobre o cartão do idoso
Você poderá usar o seu cartão do idoso para fazer viagens interestaduais gratuitamente ou com desconto de 50% nas passagens. A disponibilidade de desconto será variável, sempre considerando qual a renda mensal do idoso. Isso quer dizer que nem todos terão o desconto total, e que nem todos terão o desconto de 50%.
Vale ressaltar que apenas cidadãos com acima de 60 anos é que podem fazer a solicitação dessa carteira. Além disso, essas pessoas idosas precisam estar com seus cadastros atualizados no CadÚnico. Caso contrário, não será disponibilizado o cartão.
Se porventura você ainda não tem o seu cadastro no CadÚnico, lembre-se de que é possível fazê-lo indo até o CRAS mais perto de você. Assim, caso o seu cadastro seja aprovado, será possível fazer o seu cartão para ter descontos.
Com relação à renda mensal, não pode ter uma renda que, somada, seja maior do que dois salários-mínimos. Portanto, antes de fazer a sua solicitação, faça as contas para verificar se você realmente tem direito de ter o seu cartão.
Em caso de dúvidas, converse com os profissionais do CRAS mais perto de você.