Carteira de Trabalho Digital – Como usar

Não existe muito segredo na hora de usar a Carteira de Trabalho Digital. Na realidade, em poucos cliques você já consegue instalar o aplicativo, acessar a sua conta e visualizar uma série de informações importantíssimas que, na versão impressa, nem sempre eram acessíveis.

Entretanto, se você tem dúvidas de por onde começar, não se preocupe! Neste texto, apresentamos detalhes de tudo o que você precisa saber para usufruir dessa ferramenta online. Confira!

Carteira de Trabalho Digital

Como usar a Carteira de Trabalho Digital

Usar a Carteira de Trabalho Digital é muito simples, além de ser mais fácil do que ter que carregar a versão impressa por aí, levando e trazendo das empresas, não é?

Mas, e por onde podemos começar? A seguir, você verá um passo a passo detalhado sobre esse assunto. Aproveite:

1. Baixando e instalando

Antes de qualquer coisa, é necessário que você baixe a sua Carteira de Trabalho Digital diretamente no seu celular. O processo é super simples, veja só:

  1. Abra a loja de aplicativos do seu celular e digite por “Carteira de Trabalho Digital”;
  2. Feito isso, você deverá aguardar o download e precisará abrir o aplicativo;
  3. Verifique se ele abre corretamente e siga as instruções do próximo passo.

Embora seja possível acessar a carteira digital diretamente pelo navegador do seu computador, ter acesso ao app torna tudo mais fácil. Assim, em poucos cliques você sempre poderá verificar informações importantes, sem perder tempo acessando diferentes páginas na internet.

2. Abrindo o app e criando a sua conta

Com o aplicativo instalado, é hora de você fazer a sua conta. Caso ainda não tenha, deverá seguir um passo a passo para criar sua conta no Gov.br. Porém, se você já possui uma conta Gov.br, poderá usá-la como meio de acesso à sua carteira digital.

Supondo que você ainda não tenha essa conta, é necessário seguir estes passos:

  1. Acesse o site do Gov.br;
  2. Em seguida, clique em “Iniciar”;
  3. Feito isso, você deverá preencher as informações que serão solicitadas, como o seu CPF. Também deverá criar uma senha de acesso para sempre poder acessar com facilidade;
  4. Siga as instruções e finalize a criação da sua conta.

Com ela criada, você já poderá entrar no app. Porém, possivelmente haverá outros questionamentos dentro do aplicativo, como o nome da última empresa em que você trabalhou, por exemplo. Mas nada muito difícil. Em poucos cliques, sua conta finalmente estará logada.

Carteira de Trabalho Digital

3. Verificando as funcionalidades

Agora que você já conseguiu criar a sua conta e fazer o seu login, chegou a hora de aprender a como usar a Carteira de Trabalho Digital.

Na realidade, não existe muito segredo nesse processo. Em poucos cliques você já consegue visualizar uma série de informações sobre os seus contratos de trabalho.

A navegabilidade é bem intuitiva, o que ajuda na hora de encontrar a funcionalidade que você precisa.

Dentre as possibilidades disponíveis, podemos citar:

  • Acesso ao histórico trabalhista;
  • Informações sobre férias e benefícios;
  • Acessar registro de salário e outras informações importantes;
  • Entre outros.

Tudo isso de uma forma super prática, rápida e acessível. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *