Para agendar Biometria TRE você precisa entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, procurar pela função “agendamento de biometria”, marcar um horário e comparecer ao local informado, como exemplo, cartório eleitoral da sua cidade, munido de documentos pessoais.
O cadastramento biométrico é uma obrigatoriedade que dá direito ao voto nas eleições, porém, em 2020 o uso da biometria foi suspenso em decorrência da crise sanitária e econômica por coronavírus.
Mas com as eleições de 2022 chegando, o recadastramento ou, agendamento da biometria poderá ser realizado através do site ou aplicativo do E-título, disponível para algumas cidades.
Agendar biometria TRE – Passo a passo pelo site
Uma das formas de agendar biometria TRE é pelo site do Tribunal Regional Federal do seu estado, uma forma prática e acessível para otimizar tempo evitando filas.
Alguns estados como Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais estão 100% biometrizados, ou seja, grande parte da população já fez o cadastramento da biometria.
Contudo, se você ainda não fez o seu cadastro, é bem importante verificar no site do TRE do seu estado essa disponibilidade.
Para agendar biometria TRE, confira o passo a passo para agendamento pelo site oficial do seu respectivo estado:
- Primeiro acesso o site do TRE do seu estado, exemplo: tre.sp.gov.br (Substitua o estado (UF) com a sigla correspondente);
- Busque pela lupa no canto direito a frase “agendamento biometria” ou procure pelas páginas de serviços e atendimento online;
- Clique na opção “agendar biometria TRE” ou função semelhante;
- Insira seus dados pessoais como CPF, Data de nascimento, nome da mãe e demais informações;
- Indique sua zona eleitoral e consulte seu título;
- Escolha o dia e horário para o agendamento da biometria TRE;
- Confirme o dia e horário do agendamento;
- Clique na opção “Estou ciente de que o não comparecimento no dia e horário marcados acarretará o cancelamento do agendamento”;
- Aperte a função “Agendar”;
- Imprima o protocolo de agendamento de biometria ou salve no celular, pois deve ser levado no dia do cadastramento.
Além disso, no dia do cadastramento para fazer a biometria TRE, é importante levar outros documentos como o título de eleitor (não obrigatório), documento com foto dentro da validade (RG ou CNH) e comprovante que comprove residência (últimos 3 meses).
Aplicativo para agendar biometria TRE
Se você tem dúvidas se dá para agendar biometria TRE pelo aplicativo E-título, disponível em uma versão exclusiva para cada estado, a resposta é não.
Esse serviço ainda não está disponível para o aplicativo do Tribunal Regional Estadual, mas quem sabe futuramente será possível conferir essa opção no APP.
Uma dica é já garantir o download do aplicativo pela loja de APP do seu celular, pesquise pelo nome E-título e baixe no seu aparelho.
Quem tem direito ao cadastro biométrico obrigatório?
O cadastro biométrico TRE é obrigatório para todos os cidadãos com idades entre 18 e 70 anos, sendo que para as pessoas de 16 a 18 anos e acima de 70 anos ou pessoas analfabetas, esse tipo de recurso é facultativo.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (STE), se espera que até 2026 quase 100% do eleitorado esteja apto para votar com a identificação biométrica.
Fique atento às redes sociais e sites oficiais do governo para saber quando será possível agendar biometria TRE.