A internet 5G tem por objetivo oferecer muito mais que uma velocidade online, pois proporciona uma melhor experiência para os usuários brasileiros.
A evolução da tecnologia proporcionou grandes avanços para as redes móveis, enquanto o 2G permitia os recursos de voz, o 3G popularizou os smartphones e o 4G melhorou o fluxo de dados.
Já a internet de 5G promete expandir a conexão entre as pessoas e objetos, na utilização dos aplicativos que envolvem os processos gerados pela internet das coisas.
Apesar de ainda não estar funcionando em todos os aparelhos de celulares no Brasil, vamos trazer neste post como fazer para contratar esse tipo de serviço.
Como contratar a internet 5G?
Hoje o que temos no Brasil é a internet 4G melhorada, uma versão que está sendo implantada para receber futuramente a internet 5G.
Algumas especulações sobre a chegada da internet 5G no Brasil é para 2022, mas alguns aparelhos de celulares já possuem tecnologia para receber esse tipo de recurso.
Empresas como a Motorola, Samsung e Apple já possuem hardware específicos em seus aparelhos de celular para o funcionamento da internet 5G, agora é só esperar que as operadoras tenham acesso a esse tipo de cobertura para disponibilizar aos seus clientes.
Enquanto isso não ocorre, a solução é contratar a internet 4G melhorada disponível nos pacotes de internet de várias operadoras.
A operadora Claro, por exemplo, oferece pacotes de net 5G DSS, uma versão melhorada do 4g, para alguns estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre, Brasília e Goiás.
Como funciona essa internet?
A versão de internet 5G permite que os celulares sejam comparados à rádios, onde o sinal não fica centralizado, podendo se conectar com antenas que cobrem diversas áreas de comunicação.
Essa nova infraestrutura trará novas conexões do usuário, onde a transferência de dados estará acima de 10gb/s.
As pessoas poderão se comunicar com objetos e os objetos se comunicarão entre si, serão capazes de pensar remotamente e tomar decisões a partir de programações de seu sistema.
Hoje as antenas estão sendo adaptadas para a chegada da quinta geração de internet móvel no Brasil, inclusive, o que temos de internet mais avançada é um 4G Plus ou internet 4,5G, que são versões melhoradas de dados móveis para os usuários.
Diferenças entre internet 4G e 5G
Existem três pontos que diferem a internet 4G da 5G, são eles: mais velocidade, maior banda larga e menor tempo na comunicação entre dispositivos.
No caso da internet 5ª geração, a velocidade é 100 vezes maior que a atual 4G, podendo acessar uma página na internet em milissegundos e baixar um filme em questão de segundos.
Na internet 4G o sistema de banda larga possibilita 100 mil conexões por metro quadrado e no 5G a quantidade é 10 vezes maior.
A conexão na quinta geração permite um tempo menor para a comunicação entre dispositivos, possibilitando 1 milhão de conexões de aparelhos por metro quadrado em uma onda de viabilização.
Esse é um fator que interfere na conexão entre aparelhos eletrônicos como televisores, geladeiras, máquinas de lavar e diversos outros objetos que operam em um sistema inteligente de comunicação.
O tempo de latência na internet de 5g é de 1 a 4 milissegundos na comunicação do tempo de transferência pelos dados móveis.
Sendo assim, esse nova rede móvel de internet é 40 e 80 vezes menor que a 4ª geração de internet